O que está buscando?

Grupo de ex-alunos e ex-colaboradores se reencontra para relembrar histórias de luta pela permanência da Escola Sesi na cidade de Santo André em 1975

Após um longo ano de muita mobilização de toda comunidade escolar à época, liderada pela ex-diretora Nilda Balhes Coadaglio, o Sesi-SP conquistou o atual prédio da escola localizada no bairro Parque Jaçatuba em 1977.

 Por: Elaine Casimiro, Sesi Santo André
17/08/202310:14- atualizado às 11:39 em 11/09/2023

Um reencontro marcado por muitos abraços, sorrisos e emoções encantou a todos e manteve viva a memória e as histórias de luta da Escola Sesi Santo André – Parque Jaçatuba.

Os atuais alunos, professores e gestão escolar do Sesi-SP receberam com muito carinho, no dia 10 de agosto, cerca de 10 ex-alunos e 20 ex-colaboradores que permanecem unidos para relembrar momentos vividos juntos à época, unindo várias gerações. Revisitaram com uma prazerosa nostalgia as salas de aulas, conversaram com os estudantes, docentes e receberam muitas homenagens. A ocasião contou as apresentações musicais das alunas que participaram do FestVoz nas edições de 2022 e 2023 e, também, das alunas e ex-alunas que participam do projeto de música da cidade, o Locomotiva.

Muitos abraços, sorrisos e emoções | Crédito: Elaine Casimiro

Em 1965, a unidade escolar – denominada como Sesi 221 – iniciou as atividades nas dependências da empresa Rhodia, localizada na avenida dos Estados. No início do ano letivo em 1975, a empresa comunicou a gestão escolar sobre a desativação do prédio onde funcionava a escola e, naquela época, não havia outro espaço para realocar cerca de 800 alunos e foi cogitada a transferência para uma unidade escolar na cidade de Mauá, mais de 12 quilômetros. Uma intensa articulação começou para encontrar um novo local.

Foi quando a perseverança e mobilização de pais, alunos, professores e colaboradores fez da escola um marco político e social. No final daquele mesmo ano, a comunidade escolar recebeu a notícia que mais esperava, a permanência da escola em Santo André no prédio novo cedido pela Prefeitura de Santo André, a menos de 750 metros do antigo endereço. Mas os desafios não pararam por aí. Era necessário mobiliar toda escola. Associação de pais rapidamente promoveu inúmeros eventos para arrecadar recursos para auxiliar na aquisição dos móveis.

O Sesi-SP, por meio de seus representantes, funcionários da escola e comunidade escolar, que tanto valorizavam a educação e o ensino dos alunos, reuniram-se e iniciaram estudos, estratégias e parcerias para que a escola não fechasse. Em 1977, a esperança surgiu, alegrando muitos corações e educadores com a inauguração deste prédio que estamos hoje. Mais uma vez, o Sesi reforçou sua marca e sua proposta em parceria com a comunidade. Esta história é muito linda e será contada por pessoas que vivenciaram este momento”, contou a atual diretora da unidade Parque Jaçatuba, Edivânia Fernandes da Silva.

Uma das protagonistas desta luta histórica é a ex-diretora Nilda Balhes Coadaglio. Ela ressaltou a importância do engajamento da comunidade escolar em prol da valorização da educação. “Valorizem cada dia do estudo de vocês. Tenham orgulho de vestir a camisa da escola. Os meus alunos demonstraram o quanto tinham força e determinação. Os pais e professores mostram o quanto amavam a escola e, eu e sem eles, não teríamos conquistado esse novo espaço. Quero agradecer a todos que lutaram bravamente”, declarou Nilda aplaudida de pé.

A ex-gerente de educação do Sesi-SP e que foi professora de matemática na unidade escolar, Maria José Dias Castaldi, destacou a importância do legado. “Nós somos seres de histórias, cada geração constrói a sua e compartilha com as próximas gerações que vão colocando as suas pautas e emoções e acrescentando novas histórias, novas ideias, e os caminhos vão se modificando. É o que vimos aqui durante essa visita com belas modificações que foram realizadas para atender a cada geração. A equipe do Sesi está de parabéns e queremos agradecer a todos vocês que estão proporcionando para esse grupo a oportunidade única de relembrar tudo o que vivemos aqui”, disse emocionada. “Eu estive na sala onde fui professora de matemática, tive a oportunidade de fotografar o espaço que por tanto tempo eu fiquei com os meus alunos e que até hoje tenho muito dessas lembranças. Essa história nunca vai morrer porque vocês vão dar continuidade para ela, eu tenho certeza”, concluiu.

O encontro reuniu várias gerações | Crédito: Elaine Casimiro

A supervisora escolar da Região do Grande ABC, Daniele Nascimento, ressaltou a importância desse reencontro. “É muito emocionante e importante porque cada um faz parte da nossa história e vocês permanecem em nós. Quero muito agradecer em nome da Rede Sesi pois é uma satisfação enorme recebê-los e esperamos reencontrá-los mais vezes”, destacou.

Por mais de 30 anos, a ex-colaboradora Conceição Maffei, 89 anos, trabalhou como servente na escola. “Foi aqui que eu criei minhas filhas, cuidei do meu marido que era doente, graças a esse Sesi. Eu só tenho a agradecer a todos vocês. Saiba que eu amo cada um e que vocês são a minha família até hoje. Nós somos a família Sesi”, declarou.

Nilda, Maria José e Conceição | Crédito: Elaine Casimiro

Seu carinho, sorriso e simpatia ímpar eram e permanecem como marcas registradas quando relembraram das histórias com a Dona Conceição. “Todos os dias, ela fazia questão de passar de sala em sala para saber se estava tudo bem, se alguém precisa de algo”, comentou os professores durante a homenagem.

E a história da Escola Sesi Santo André – Parque Jaçatuba sempre será motivo de muitas celebrações e continuará ainda mais vida e presente de geração para geração.

Um mural repleto de carinho e mensagens | Crédito: Elaine Casimiro 

Leia também