O que está buscando?

Prefeituras do Grande ABC assinam convênio com o Sesi-SP para Programa de Alfabetização Responsável

São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra aderiram ao projeto que visa apoiar as escolas no processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das crianças, para que ocorra na fase adequada.

 Por: Comunicação Regional
06/12/202318:16- atualizado às 18:58 em 06/12/2023

Os gestores dos municípios de São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra assinaram o convênio que formalizou a parceria com o Sesi para o Programa de Alfabetização Responsável (PAR). O projeto visa apoiar as escolas no processo de desenvolvimento da escrita e da leitura das crianças, para que ocorra na fase adequada – até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Na prática, neste novo programa, professores e gestores da educação infantil, que atuam com crianças de 4 e 5 anos, e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, de prefeituras que aderiram ao PAR, passarão por formação realizada por especialistas do Sesi-SP, em uma jornada de 30 horas (16 horas presenciais e 14 horas online).

Com os docentes que atuam com crianças de 4 e 5 anos, por exemplo, será aprimorado o conhecimento sobre os processos de desenvolvimento das crianças e de como trabalhar os objetivos de aprendizagem.

Além do atendimento aos educadores, serão desenvolvidas práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, voltadas aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos. O intuito é oferecer subsídios para que eles possam analisar os indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como ajudar a criar um ambiente alfabetizador.

“Esse é um convênio muito importante para a Prefeitura de Ribeirão Pires, para os estudantes e também para os professores e gestores. Vamos trabalhar para atingir o topo do ranking, mas com o principal objetivo de garantir ensino de qualidade e o desenvolvimento de nossas crianças e jovens”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, logo após a assinatura da parceria.

As atividades nas escolas terão início em 2024, mas os municípios já podem aderir, desde que estejam de acordo com os critérios de elegibilidade criados pelo Sesi-SP. As prefeituras de São Caetano, Santo André e Diadema estão interessadas e as tratativas em andamento.

Assinatura do contrato junto com o prefeito e equipe da Prefeitura de Ribeirão Pires


Sesi para Todos

O Programa Alfabetização Responsável é parte do Sesi para Todos (https://www.sesisp.org.br/educacao/sesi-para-todos), iniciativa da rede que há um ano coloca à disposição das escolas públicas toda sua expertise em educação, a partir das necessidades dos municípios parceiros. “Foi feito um movimento para auxiliar os alunos de escolas públicas na recomposição das aprendizagens perdidas durante a pandemia e, atualmente, nosso objetivo é ajudar as escolas de forma mais perene. O PAR é um programa de formação continuada com previsão de atendimento e acompanhamento por até quatro anos”, explica a supervisora técnica educacional do Sesi-SP, Lilian Engracia.

Assinatura do contrato junto com a prefeita e equipe da Prefeitura de Rio Grande da Serra

 

1ª dama e secretária de educação da Prefeitura de Diadema

 


Equipe da Secretaria Escolar da Prefeitura de São Caetano do Sul

 


Da esquerda para direita: Secretária de Educação de Ribeirão Pires e a Diretora de Educação e o Secretário Adjunto de Educação de Mauá

 


Secretário de Educação e Diretor de Educação de Santo André

Leia também