O que está buscando?

Psicologia no esporte: a busca do equilíbrio entre mente e corpo na procura por resultados

No Sesi Santo André, atletas contam com estratégias personalizadas

 Por: João Pedro Dechechi - Comunicação Regional
15/04/202516:27- atualizado às 09:21 em 16/04/2025

Psicológo dos atletas, Pedro Zancan, durante consulta em sua sala

A rotina de treinamentos do esporte de alto rendimento exige que os atletas estejam no auge de suas capacidades físicas e mentais. O equilíbrio emocional, a resiliência diante de desafios e a capacidade de lidar com a pressão são aspectos determinantes para o sucesso de um atleta. Neste contexto, a atuação de psicólogos especializados no esporte tem se mostrado fundamental para otimizar resultados, prevenir o esgotamento e garantir que os atletas alcancem seu máximo potencial, dentro e fora das competições. 

Para auxiliar nesse processo, as equipes de Atletismo Olímpico e Paralímpico do SESI-SP contam com acompanhamento psicológico diário no Centro de Treinamento do Sesi Santo André. Trata-se de uma estratégia essencial para manter o equilíbrio emocional e aprimorar o desempenho nas competições. 

O psicólogo esportivo Pedro Zancan é o responsável pelo atendimento e seu trabalho envolve preparar os competidores para lidarem com a pressão do esporte de alto nível e ajudá-los a manter o foco nas provas. “O esporte, muitas vezes, não permite erros. Se um atleta não alcança bons resultados por um ano, pode perder patrocínios e apoio financeiro, o que gera uma pressão enorme. Meu papel é ajudar esses atletas a administrarem esse estresse e manter o rendimento”, explica Zancan. 

 

Preparação e monitoramento constante 

O acompanhamento começa antes mesmo das competições. Assim que o calendário de torneios é divulgado, Zancan elabora estratégias personalizadas para a preparação ao longo do ano. 

Além das consultas individuais na sala do psicólogo, o trabalho também inclui atendimentos em pequenos grupos, aplicação de questionários avaliativos e observações diretas durante os treinamentos e competições. Essa última abordagem é considerada fundamental pelo profissional. “O esporte acontece na pista, não dentro de uma sala. Estar presente durante os treinos e competições permite identificar como os atletas reagem a diferentes situações e quais são os desafios específicos que precisam ser trabalhados em cada um”, destaca Pedro. 

Para Bruno Christian, atleta paralímpico de Salto em Distância na classe T47, os encontros com o psicólogo são essenciais para que os atletas possam performar em alto nível.  “O Pedro nos ajuda bastante. Geralmente, em provas nacionais e internacionais, que são mais difíceis, nós ficamos bastante tensos, e ele sempre consegue nos deixar mais calmos, para que possamos ter um bom desempenho”, comenta o atleta. 

O trabalho psicológico também se estende à manutenção da saúde mental dos velocistas e saltadores. O psicólogo monitora constantemente os níveis de ansiedade e estresse dos atletas, garantindo que permaneçam dentro do esperado e prevenindo possíveis quadros patológicos. 

Recentemente, o atleta da equipe de Atletismo Olímpico do SESI-SP, Lucas Vilar, passou por um período complicado que o abalou mentalmente, mas foi superado com a ajuda de Zancan. “No ano passado, eu sofri uma lesão e fiquei bem triste, sentia algumas dores e incômodos, e ele me ajudou bastante nesse momento, me ensinando a lidar com essa adversidade e me manter mais leve”, explica Lucas. 

Com todo esse apoio, o SESI-SP reforça seu compromisso com a formação integral dos atletas, demonstrando que o sucesso no esporte vai além do treinamento físico e passa também pelo cuidado com a mente. 

 

Atletismo no SESI-SP? 

O Centro de Atividades do SESI-SP em Santo André conta com a estrutura de um complexo esportivo, com uma pista de Atletismo e uma academia utilizadas pelos atletas de Desempenho das equipes Olímpicas e Paralímpicas. O local também dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médico, biomecânico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo. 

 

Programa SESI Esporte 

O Programa SESI Esporte é uma iniciativa do SESI-SP que visa promover a formação e a disseminação da cultura esportiva, proporcionando acesso ao esporte de qualidade de forma gratuita. Com uma metodologia própria e contínua, o programa é oferecido nas unidades do SESI-SP e fortalecido por parcerias com órgãos públicos, ONGs, clubes e instituições privadas. Ele também se destaca na formação de atletas de alto rendimento por meio da fase de Desempenho, que prepara jovens talentos para competições e contribui para o cenário esportivo nacional. 

 

Estrutura 
O programa está estruturado em três níveis que atendem a diferentes estágios do desenvolvimento esportivo dos jovens: Participação, Aperfeiçoamento e Desempenho. 

Participação: O nível de Participação do Programa SESI Esporte é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com o objetivo de introduzi-los ao universo esportivo de forma divertida e educativa. 

Aperfeiçoamento: Focado na iniciação de jovens atletas, o nível de Aperfeiçoamento oferece turmas gratuitas de treinamento, visando desenvolver talentos e melhorar suas habilidades para competições. 

Desempenho: Desde 2008, o Desempenho Esportivo tem como objetivo formar atletas de alto rendimento, com foco em modalidades menos conhecidas no Brasil. Com 50% dos atletas das equipes adultas vindos das categorias de base do SESI-SP, o programa busca desenvolver talentos esportivos e contribuir para o cenário esportivo nacional, promovendo atletas para o alto rendimento. 

Leia também