O que está buscando?

Quanto maior o tempo de treino melhor o resultado?

Quando colocamos na cabeça que queremos iniciar uma atividade física, surgem diversas dúvidas, não é mesmo? Pensando nisso, nossos especialistas criaram alguns MITOS E VERDADES para te ajudar.

14/08/202013:14- atualizado às 13:17 em 14/08/2020

 

Quanto maior o tempo de treino melhor o resultado? 

Com menor volume de treino e maior intensidade o resultado virá com tempo esperado. Para alunos iniciantes o ideal e começar a rotina de treinos de duas a três vezes por semana. Já para alunos intermediários a avançados, é possível planejar de quatro a seis vezes por semana. 

Estudos mais recentes recomendamdurante a semanarealizar 150 minutos de atividades moderadas e 75 minutos de atividades vigorosapara obter melhores resultados na qualidade de vida do indivíduo. 

 

Devo iniciar atividade física com alta intensidade? 

Ao iniciar uma atividade física o corpo sofrerá alterações, e um treino de maior intensidade provoca lesões de ordem muscular que talvez o seu corpo não esteja preparado para receber podendo lesionar ligamentos, tendões e articulaçõesPortantodo ponto de vista biológico, faz mais sentido que o treino comece de forma mais leve e se intensifique com decorrer do tempo. 
 

Malhar em jejum emagrece? 

Fazer atividade física sem se alimentar não ajuda no processo de emagrecimento e ainda pode ser prejudicial à saúde. Por conta da queda do nível de glicogênioresponsável por fornecer energia para corpo fazendo com que aumente a perda de massa muscular, em treinos exaustivos pode gerar queda de pressão, mal estar, tontura e até desmaios. 
 

A atividade física aumenta imunidade? 

A atividade física é essencial para saúde física e mental do indivíduo. Os mecanismos de melhora de defesa estão associados a um efeito da atividade física regular que promove adaptações no sistema respiratório, cardiovascular, endócrino, digestivo e músculo esquelético. Essas adaptações melhoram as capacidades funcionais do organismo diminuindo os níveis de estresse.  E com todas essas alterações melhoram a resposta autoimune. Essa pode ser uma ótima maneira de aumentar a imunidade em tempos de coronavírus. 

 

Treino de alta  intensidade traz mais resultado? 

treino HIIT, por exemplo, consistem em intercalar esforços na máxima intensidade com intervalos reduzidos de recuperação em aulas de 10, 15 a 30 minutos. É considerado um dos mais eficazes para quem quer eliminar peso. Isso porque esse tipo de exercício demanda maior gasto calórico por minuto. Porém não deve ser praticado sem a orientação de um profissional de educação física. 

Leia também