O que está buscando?

Sesi Santo André recebe “Encontro Olímpico” do Instituto Janeth Arcain

Ex-jogadora da Seleção de Vôlei, Fofão, foi a convidada de honra e interagiu com os alunos.

 Por: Comunicação Regional
29/11/202410:10- atualizado às 11:13 em 29/11/2024

O “Encontro Olímpico” marcou o dia 27 de novembro no CAT Sesi Santo André. A ação faz parte de uma parceria entre o Programa SESI Esporte Treinamento e o Instituto Janeth Arcain, cujo a fundadora é a ex-atleta de basquete Janeth. Participaram alunos da Escola Sesi (CE166) e jovens atendidos pelo Instituto, além de professores e convidados. A ex-jogadora de Vôlei Fofão, que já foi considerada uma das melhores levantadoras do mundo, foi a convidada de honra. 

 

Durante o encontro, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a história da jogadora, fazerem perguntas, segurar as medalhas olímpicas e participar de uma vivência esportiva de Vôlei. Janeth ressaltou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento dos jovens e salientou a parceria com o SESI. “É uma parceria longa. Nós temos desde 2005, ou seja, dezenove anos realizando essas atividades aqui. Esse lado educacional que o esporte proporciona aos jovens vai fazer com que eles tenham uma formação em qualquer ramo de atividade da vida que decidirem seguir”, comentou.

 

Fofão, que interagiu com os alunos, parabenizou a amiga atleta pelo projeto e falou da experiência de unir esporte e educação. “Eu acho muito bacana. É uma atleta que foi muito reconhecida dentro de seu esporte e agora tem esse projeto. Tem muita entrega e dedicação para que dê tudo certo. Nós, ex-atletas de alto rendimento, quando realizamos um projeto social, não buscamos necessariamente formar atletas, mas sim, transmitir bons exemplos para as crianças e reforçar a importância do trabalho em equipe, porque isso, com certeza, vai mudar a vida deles”, disse ela. Fofão também tem seu projeto social em São Paulo, conhecido como Fofão 7, que visa ajudar na formação de crianças para o esporte e para a vida. 

As vivências esportivas são de extrema importância para auxiliar o desenvolvimento das crianças e adolescentes. É o caso de Gabriel Crema, de 15 anos, que faz parte da organização comandada por Janeth desde o ano passado. Ele comentou sobre as mudanças que o projeto trouxe para a sua vida. “Minha saúde melhorou, meu físico está melhor, minha respiração está melhor e psicologicamente também ajuda muito, pois eu não fico só parado em casa”, contou.   

 

O Instituto 
Fundado em 05 de fevereiro de 2002, por Janeth Arcain, o Instituto está inserido no contexto do esporte educacional. O principal objetivo é democratizar o acesso ao esporte de qualidade, promovendo o basquete como fator de desenvolvimento integral e utilizando-o como ferramenta transformadora da sociedade.   

 

Exemplo 
Fofão, hoje com 54 anos, estreou em Jogos Olímpicos em 1992, em Barcelona. Daí em diante, foi convocada cinco vezes consecutivas. A primeira medalha, no entanto, veio em sua segunda participação nos Jogos, em Atlanta-1996, quando a seleção de Vôlei feminino foi ao pódio pela primeira vez depois de conquistar o bronze. Quatro anos mais tarde, em Sydney-2000, ela, junto com a Seleção repetiram o feito e trouxeram para casa mais uma medalha de bronze. Mas, não parou por aí. Depois de passar em branco em Atenas-2004, a atleta paulista voltou para a Olimpíada, desta vez, para subir ao lugar mais alto do pódio. 

Janeth é considerada uma das maiores jogadoras de Basquete da história do Brasil. Entre seus grandes feitos estão o Pan de 1991, o título mundial de 1994 e as medalhas Olímpicas em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, quando se despediu das quadras, conquistou a medalha de prata. Ela é a terceira maior pontuadora da história da Seleção. 

 

Leia também