O que está buscando?

SESI-SP reforça a equipe de Atletismo Paralímpico

Mateus Evangelista e Fabricio Ferreira chegam para ampliar as conquistas da modalidade

 Por: Amanda Costa - Comunicação Regional ABCD
24/03/202511:41- atualizado às 10:24 em 26/03/2025

O ano de 2024 foi repleto de conquistas para o Atletismo Paralímpico do SESI-SP, com destaque para dois atletas medalhistas nas Paralimpíadas de Paris – Aser Ramos (prata) e Paulo Henrique Reis (bronze). Cada vez mais, a modalidade vem trazendo excelentes resultados, seja pelo comprometimento e dedicação da equipe ou pelo compromisso com a inclusão e o desenvolvimento do SESI-SP.  

Para 2025, dois grandes reforços se juntam no time. Mateus Evangelista e Fabricio Ferreira são as novas contratações. Além de experiência e talento para fortalecer a equipe que treina no Sesi Santo André, os dois têm longa trajetória no esporte, com excelente histórico de vitórias em grandes competições. 

MATEUS EVANGELISTA  
Mateus começou no paradesporto aos 12 anos, em Porto Velho/RO, sua cidade natal. Desde então, ele se dedicou intensamente ao esporte, construindo uma trajetória de sucesso no Atletismo Paralímpico. Com três medalhas paralímpicas no currículo (prata no Rio 2016; bronze em Tóquio 2020; e bronze em Paris 2024), o atleta de Salto em Distância almeja o ouro em Los Angeles, em 2028, e acredita que o SESI ajudará a conquistar esse sonho.  

“Eu já estou pensando no novo ciclo, com novas metas, com o trabalho que será feito aqui com o treinador Daniel Biscola, que é um técnico que eu admiro muito. Vou fazer de tudo para estar nos próximos Jogos Paralímpicos na minha melhor fase”, conta o atleta. 

Outra grande conquista de Mateus é marca de 6.53, alcançada nos Jogos Paralímpicos - Rio 2016. Marca esta que é recorde brasileiro no Salto em Distância até hoje. 

 

 

FABRICIO FERREIRA 
Fabricio conheceu o Atletismo aos 14 anos, em uma associação para deficientes visuais, em Balneário Camboriú/SC, cidade onde cresceu. O esporte apareceu em sua vida em formato de reabilitação, pois ele começou a ter princípio de depressão por causa da perda de visão. Em sua primeira competição, ganhou três medalhas, com apenas um mês de treino.  

De lá para cá, o velocista dos 100m rasos participou de diversos campeonatos e conquistou o ouro em Jogos Parapan-Americanos e em Mundiais. Agora, no time SESI-SP, Fabrício tem como objetivo treinar muito para o próximo ciclo e garantir os índices para participar do Jogos Paralímpicos de Los Angeles, em 2028. “Eu já acompanhava a equipe SESI e via que era muito unida e que trabalha junto, torcendo uns pelos outros. Isso me motivou bastante para aceitar o convite e engajar no projeto. Essa oportunidade veio no momento certo, então abracei com o coração aberto”. 

Neste primeiro semestre de 2025, os dois atletas vão em busca do índice para o Mundial da Índia, em setembro. Para o técnico da equipe paralímpica do SESI-SP, Daniel Biscola, ter Mateus e Fabricio no time é um privilégio. “Os dois são atletas excelentes tecnicamente e ambos têm grande caráter. Eu acredito que isso contribuirá muito, não só para as competições, mas também nas ações com as crianças da Escola Sesi Santo André, por meio da Pedagogia do Exemplo”, finaliza. 

 

 

SOBRE O ATLETISMO PARALÍMPICO 
Em 2011, o SESI-SP criou sua primeira equipe de Atletismo Paralímpico na unidade de Santo André, na época, com sete atletas. A integração de atletas olímpicos e paralímpicos, utilizando o mesmo espaço para treinamento, viabilizou a promoção de valores como a inclusão e a superação, princípios da Pedagogia do Exemplo. Atualmente, a equipe conta com 43 atletas, sendo 27 de Desempenho, 6 de Aperfeiçoamento e 9 de Participação. 

PEDAGOGIA DO EXEMPLO 
A Pedagogia do Exemplo é o princípio que está associado a todos os projetos desenvolvidos pelo SESI Esporte, Iniciação Esportiva, Aperfeiçoamento Esportivo e Desempenho Esportivo, como também associado a Rede SESI-SP de Ensino. É um instrumento de transformação pessoal e social, capaz de promover e estimular um estilo de vida ativo com ações de informação, incentivo e oportunidades. 

Leia também

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.