Avaliação dos postos de trabalho para diagnóstico de inadequações ergonômicas. Técnicos altamente qualificados fazem o levantamento de campo, observações do trabalho, análise de parâmetros ambientais, registros de imagem e entrevistas. Elaboram um documento completo contendo avaliação do risco e as recomendações de modificações, priorizadas segundo o grau de criticidade. A empresa recebe também o plano de ação e a codificação para envio ao e-social.
A Consultoria tem por objetivo fazer a gestão de ergonomia do contratante, dando andamento às ações técnicas necessárias ao cumprimento do plano de ação da área, definido pela empresa. As ações técnicas podem incluir os serviços descritos a seguir, mediante acordo prévio:
Duração varia em função do tamanho da empresa e do grau de organização prévia.
Este serviço permite à empresa tanto a criação de comitê como a qualificação dos profissionais a ele alocado. Os ergonomistas do SESI São Paulo assessoram os representantes do SESMT ou RH e capacitam os integrantes do comitê com os produtos da Educação Continuada (vide abaixo): NR-17 (quatro horas); Ergonomia Básica (20 horas); Ferramentas de Avaliação de Risco Biomecânico (customizado segundo as necessidades da empresa).
A Análise preliminar das condições ergonômicas de trabalho em postos home office, conduzida por ergonomistas, avaliará o cumprimento de itens estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17), e-social e quesitos de ergonomia, desta análise, resulta um parecer técnico das condições ergonômicas do posto de trabalho (home office). Todo acompanhamento da atividade será realizado remotamente devido à pandemia da Covid-19.
Por meio da visita técnica, o ergonomista acompanha os processos produtivos e postos de trabalho; mapeia os fatores de risco ergonômico existentes, apontando no mínimo: a identificação dos riscos ergonômicos nos postos de trabalho e sua classificação de gravidade; e definição dos postos de trabalho prioritários para realização de AET.
Elaboração do relatório de iluminamento em ambientes interno conforme critérios e procedimentos estabelecidos na norma de higiene ocupacional - NHO11, considerando a legislação vigente.
Palestra para trabalhadores que discute a importância da cuidar da coluna vertebral no ambiente de trabalho e em casa.
Palestra com objetivo de apresentar conceitos de ergonomia, Norma Regulamentadora 17, orientar sobre posturas adequadas e ajustes no posto de trabalho.
Palestra com objetivo de conscientizar e orientar os trabalhadores sobre o transporte manual de carga no ambiente de trabalho e em casa.
Orientações práticas sobre ergonomia em Home Office, realizada remotamente, individualmente ou em pequenos grupos (máximo 20 pessoas), levando-se em consideração aspectos pertinentes a cada atividade específica, organização do trabalho, questões biomecânicas e psicossociais.
Curso que aborda temas referentes ao histórico, conceito e aplicações da NR 17, Ergonomia – origem, desenvolvimento e tendências e Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Público alvo: membros da CIPA, RH e SESMT.
Curso de fundamentos de ergonomia. Aborda a legislação, conceitos de trabalho, organização do trabalho e ergonomia, características do ser humano e sua relação com a atividade de trabalho. Teórico prático discute a formação e função do comitê de ergonomia e a utilização de checklist e ferramentas ergonômicas para identificação de prioridades de ação.